terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo



Feliz Ano Novo

Com ou sem votos de feliz ano novo, a vida vai continuar a mesma. Com suas perdas e seus ganhos. Ou ganhos e perdas. Porque as coisas são assim. Mas ainda assim vamos desejar os votos de final de ano. Ajuda-nos a renovar a esperança e a fé.

Em 2015, meu filho fez um ano, aprendeu a andar, a correr. Está reinventando o mundo com sua linguagem e seu espanto original. Desejo que, em 2016, ele complete dois anos, ensinando-me a pedagogia do desaprender – este pequeno Caeiro. Que minha filha complete dez anos e continue atenta a eterna novidade do mundo.

Em 2015, o sonho do carro soçobrou. A ilusão de que pertencemos ao grupo privilegiado. Que se realize em 2016, antes de pagar as setenta e duas prestações. O sonho da casa própria também não saiu do papel, aliás, do sonho. Que, em 2016, ao menos um arquiteto ou um projetista transforme-o numa folha de papel manteiga ou em um desenho num programa gráfico de computador.

Em 2015, não tive doença grave, não sofri acidente – apesar dos riscos de pilotar uma moto –, não fui assaltado, nem morto em uma esquina qualquer por uma infeliz coincidência ou por uma deliberada barbárie. Que, em 2016, Deus, a sorte, o acaso, as felizes coincidências me protejam. E as armas e roupas de São Jorge, a mim e a todos. Mas acho que o santo vai ter modernizar a fundição e a confecção.

Que, em 2016, não aumente meu mapa de ausências: o pai, o avô, a avó, um tio, um primo, um amigo. Que eu mesmo não me perca em meu mapa de ausências. Que 2016 seja um ano de rever um parente distante, mesmo que seja num enterro. Mas acho que o melhor e ler as Intermitências da morte, de Saramago ou, como diria os portugas antigos, o melhor é crer em Cristo.

 Que, em 2016, mesmo que tenha certeza que as coisas mudem pouco, eu seja um professor melhor e que tenha alunos melhores. Que sejamos capazes de partilhar o sabor do saber. 

Por mais que fique com a certeza de tudo piorar, como afirma o poeta, por mais que os políticos se escondam nos discursos fajutos dos situacionistas e dos oposicionistas, nas bandeiras dos partidos e nas próprias conveniências, por mais que todos sejam da mesma legião, ainda assim desejo um ano menos sujo para o país. 

Enfim, desejo que 2016 seja melhor que 2015, mesmo que a vida vá além do que desejo. Desejo, porque é do humano desejar. 

No dia da virada, impassíveis no céu límpido ou sobre as nuvens, as estrelas brilharão como sempre fizeram, mesmo antes de estarmos aqui. À mesa, faltarão alguns convivas.
Mas como lembra Quintana:

O bom das segundas-feiras, do primeiro dia de cada mês e do Primeiro do Ano é que nos dão a ilusão de que a vida se renova... Que seria de nós se a folhinha estivesse marcando hoje o dia 713.789 da Era Cristã?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário